Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Teatro Barroco
 O teatro barroco teve sua época de esplendor na chamada era elisabetana na Inglaterra, na Comédia Nova, na Espanha, e no período neoclássico francês. No terreno narrativo, os novelistas preocupavam-se em revelar a sociedade de forma mais realista e sempre crítica. 

Quando falamos em Barroco em teatro, podemos associar o termo Classicismo. Ao contrário das Artes Visuais, o Teatro Barroco não é um estilo inicialmente voltado ao cristianismo, como algumas pinturas por exemplo.

(Esse período do teatro é uma época em que as tragédias gregas são muitos valorizados), por várias vezes são feitas releituras literalmente.

Molière escreve comédias inicialmente e podemos identificar elementos da commedia dell' Arte nelas. Sua mais conhecida obra é "Tartufo", que eu também chamo de usurpador.

No espaço teatral temos alvenaria e teto, o que ocasiona um aperfeiçoamento da luz. Que ainda não é cênica. Mas serve apenas para tornar a cena visível. Não cria com a luz ainda.

O cenário ao contrário do elisabetano é realista, ou seja, procura recriar totalmente o ambiente.

    TEATRO NO BRASIL

 É pouco conhecido, pois a publicação de textos era proibida na colônia. Predominam os autos religiosos, encenados pelos padres jesuítas desde o início da colonização, mas também se desenvolve um teatro profano. Um dos poucos autores a ter suas obras conhecidas é o baiano Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711).


Nenhum comentário:

Postar um comentário