Na escultura barroca a ilusão de movimento era obtida por meio das curvas, dobras das roupas e poses dramáticas desenvolvidas com o combinação cuidadosa de massa e espaço, onde predominavam o uso do dourado nas vertes.
A escultura foi um importante papel para a complementação da arquitetura reforçando a emotividade e a criatividade das igrejas da época.
As esculturas em marmóre procuravam destacar as expressões faciais e caracteristicas individuais A italia tem seu primeiro exemplo relevante na Santa Cecília de Stefano Maderno . O gosto pelo curvilíneo,e a dramaticidade são características que se refletem em seus primeiros trabalhos. Todavia foi Gian Lorenzo Bernini, quem dominou a escultura barroca em Roma,arquiteto e escultor foi durante mais de dois séculos desprezado pelos acadêmicos e classicistas e considerado o melhor exemplo do mau gosto e da monstruosidade artística até a reabilitação do estilo barroco no século XX, quando voltou a ser reconhecido como um dos maiores escultores e arquitetos de todos os tempos. Assim dedicou-se exclusivamente a projeção da Igreja Católica, na Itália.Sendo o predileto dos papas para quem criou as esculturas mais bela do Vaticano, onde a principal característica de suas obras é o realismo.
Logo,assim como a pintura e outros estilos artisticos barrocos a escultura espalhou-se por outros países como Portugal destacando-se por suas famosas obras os escultores Machado de Castro e António Ferreira .
No Brasil tornou-se célebre o Antonio Francisco Lisboa filho de um grande arquiteto português e de uma escrava mulata, recebeu do pai as primeiras lições de arquitetura.
Até os 50 anos, era um homem saudável e um dos artistas mais respeitados do seu tempo.Atacado por uma terrível doença, ficou conhecido como Aleijadinho.Suas mãos eram tão deformadas que o cinzel tinha que ser atacado ao que restava dos dedos .Assim ele trabalhou em uma de suas obras mais famosas,o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.
O escultor reproduzia seres e objetos nunca vistos.Assim,tinha de confiar em sua imaginação para esculpir elementos baseados em gravuras européias do século XV.
Outro grande escultor barroco é Valentim da Fonseca e Silva que misturava em suas obras o estilo barroco e rococó.
A escultura foi um importante papel para a complementação da arquitetura reforçando a emotividade e a criatividade das igrejas da época.
As esculturas em marmóre procuravam destacar as expressões faciais e caracteristicas individuais A italia tem seu primeiro exemplo relevante na Santa Cecília de Stefano Maderno . O gosto pelo curvilíneo,e a dramaticidade são características que se refletem em seus primeiros trabalhos. Todavia foi Gian Lorenzo Bernini, quem dominou a escultura barroca em Roma,arquiteto e escultor foi durante mais de dois séculos desprezado pelos acadêmicos e classicistas e considerado o melhor exemplo do mau gosto e da monstruosidade artística até a reabilitação do estilo barroco no século XX, quando voltou a ser reconhecido como um dos maiores escultores e arquitetos de todos os tempos. Assim dedicou-se exclusivamente a projeção da Igreja Católica, na Itália.Sendo o predileto dos papas para quem criou as esculturas mais bela do Vaticano, onde a principal característica de suas obras é o realismo.
Logo,assim como a pintura e outros estilos artisticos barrocos a escultura espalhou-se por outros países como Portugal destacando-se por suas famosas obras os escultores Machado de Castro e António Ferreira .
No Brasil tornou-se célebre o Antonio Francisco Lisboa filho de um grande arquiteto português e de uma escrava mulata, recebeu do pai as primeiras lições de arquitetura.
Até os 50 anos, era um homem saudável e um dos artistas mais respeitados do seu tempo.Atacado por uma terrível doença, ficou conhecido como Aleijadinho.Suas mãos eram tão deformadas que o cinzel tinha que ser atacado ao que restava dos dedos .Assim ele trabalhou em uma de suas obras mais famosas,o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.
O escultor reproduzia seres e objetos nunca vistos.Assim,tinha de confiar em sua imaginação para esculpir elementos baseados em gravuras européias do século XV.
Outro grande escultor barroco é Valentim da Fonseca e Silva que misturava em suas obras o estilo barroco e rococó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário