Páginas

quinta-feira, 17 de março de 2011

Barroco e sua inflência no Brasil



                                                          BARROCO: origens e características



























O Barroco foi um importante movimento artístico e cultural que vigorou na Europa e América Latina ,sobretudo durante o século XVII(1601-1700).Os historiadores usavam o termo Barroco para falar da arte que prevalecia nesta época,considerada bizarra ou estranha demais para merecer um estudo serio.Complexo e controvertido,o Barroco marcou profundamente a arquitetura ,a escultura á pintura ,a música e a literatura . Originou-se no século XVII,mais precisamente na Itália, e estendeu-se até o século XVIII.
O barroco se opõe à arte que surgiu antes,chamada renascentista.
Para compreender a arte renascentista, as pessoas usavam mais o raciocinio do que a emoçao. Voltada para o intelecto,essa arte era produzida para a minoria, a elite aristocratica.
A arte barroca, ao contrario, apelava para a imaginação, para os sentidos e emoções. Por esse motivo, esse estilo de arte estava mais próximo do povo.
A religião determinou muitos aspectos da arte barroca. Como a igreja catolica romana queria combater a propagação do protestantismo,insentivou a arte dramatica, realista e emocional, para seduziir os fiéis a continuar no catolicismo.
A situação politica também influenciou o mundo da arte. Os reis da Espanha e da França apoiaram a criação de obras de artes grandiosas para mostrar a magnificiencia de seus reinos.
Para compreendermos melhor o porquê das características do Barroco é necessário uma rápida olhada no panorama social da época.


Panorama mundial
Panorama brasileiro
Características
Principais autores e obras
  • Portugal sob o domínio espanhol.
  • Atuação da Companhia de Jesus .
  • Catolicismo X protestantes
  • Absolutismo.
  • Aumento da influência da burguesia na Europa.
  • Desenvolvimento do capitalismo mercantilista


  • Ciclo da cana-de-açúcar
  • Invasões holandesas
  • Revolta dos irmãos Beckman (1684)
  • Guerra dos Mascates (PE/1710
  • Tentativa de unir valores opostos
_Renascimento X
Contra-Reforma
_Mitologia X catolicismo
_Teocentrismo X
Antropocentrismo
  • Antíteses, metáforas, hipérboles,
  • Homem angustiado
  • Rebuscamento, exagero, extravagância,
  • Cultismo(Gangorismo)e  Conceptismo.
  • Bento Teixeira
_Prosopopéia
  • Gregório de Matos Guerra
_Poesia sacra
_Poesia lírica
_Poesia graciosa
_Poesia satírica
_Ultimas
  • Padre Antonio Vieira




























Com o choque do mercantilismo e a retomada dos valores medievais ,tal como queria o espírito contra-reformista,gerou um estilo marcado pela tensão ,pelo exagero e pelo pessimismo .Foi nessa tendência que a arte barroca ganhou espaço e passou a inaugurar um novo período na arte européia, que já havia experimentado dos valores estabelecidos pela renascença. Entre outras mudanças, percebemos o surgimento de pinturas e esculturas marcadas por formas retorcidas e tensas. A preocupação em reforçar o racionalismo e equilibrá-lo com as emoções perde campo para uma arte mais emotiva e cotidiana.  A valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras contribuíam
na demonstração dos gestos e estados de espírito do homem.
O Barroco se realiza ,basicamente ,por meio de duas tendencias ou correntes :o cultismo e o conceptismo.Conrrespondem a duas maneiras de conheçer e de seres e os fenomenos.
O cultismo caracteriza-se por um processo de descrição sobretudo externa, explorando os aspectos plásticos e sensoriais do ser ou fenômeno, tais como sua forma , som,cores contornos,volume, movimento, odores, matéria, textura, etc .O cultismo alimenta a fantasia na busca de novas imagens e sensações.Por isso seu uso mais intenso ocorre na poesia.Também denominado Gongorismo, pois o mais destacado cultor deste procedimento estético foi o escritor Luís de Gôngora.
Um exemplo de estilo Barrocol cultista pode ser observado neste soneto de Gregório de Matos:

Pintura admirável de uma beleza


Vês esse Sol de luzes coroado?
Em pérolas a Aurora convertida?
Vês a Lua de estrelas guarnecida?
Vês o Céu de Planetas adorado?

O Céu deixemos; vês naquele prado
A Rosa com razão desvanecida?
A Açucena por alva presumida?
O Cravo por galã lisonjeado?

Deixa o prado; vem cá, minha adorada,
Vês de esse mar a esfera cristalina
Em sucessivo aljôfar desatada?

Parece aos olhos ser de prata fina?
Vês tudo isto bem? Pois tudo é nada
À vista do teu rosto, Caterina.






O conceptismo, pelo contrário é um processo que busca conhecer as em coisas na sua essência intima trabalhando com as idéias. Explora os significados das palavras usa e abusa da inteligência, e do raciocínio. Compraz-se nos jogos de palavras, nas sutilizas do pensamento. Por isso ocorre principalmente na prosa. Nosso principal escritor barroco conceptista foi o Pe. Antônio Vieira, que tinha tendência em optar pela argumentação engenhosa, que pode ser observada, por exemplo, nesse trecho de um dos seus Sermões:
     “Que Demócrito não se risse, eu o provo; Demócrito ria sempre. Logo, nunca ria. A conseqüência parece difícil e é evidente. O riso, como diz os filósofos, nasce da novidade ou da admiração, cessa também o riso; e como Demócrito se ria dos ordinários desconcertos do mundo, e o que é ordinário se vê sempre não podendo causar nem admiração nem novidade, segue-se que nunca ria, rindo sempre, pois não havia matéria que motivasse o riso.”
 Obs: É importante, porém, observar que o cultismo e o conceptismo podem ambos, ocorrerem tanto na poesia quanto na prosa e os dois podem ocorrer conjuntamente num mesmo texto, mesclando-se.


O Barroco no Brasil:

   No Brasil o Barroco expressou o período mais efervescente da colónia, convencionalmente se inicia em 1601 com a publicação do poema Prosopopeia de Bento Teixeira, estendendo-se ate 1768,quando Claudio Manuel da Costa publica suas obras fundando o Arcadismo.
escultura de Aleijadinho
:http://blogsabedetudo.blogspot.com/
As manifestações culturais refletem uma estrutura social e econômica de pais colónia.Devido a cultura açucareira,somente em algumas cidades  onde se encontravam o desenvolvimento de produção havia alguma atividade cultural.Vive-se aqui o que os críticos chamam de “ecos” do barroco europeu.Assim Ricamente representado nas igrejas da Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco e, sobretudo, de Minas, o Barroco brasileiro impôs seu próprio ritmo de difusão, alterando e misturando na arquitetura os estilos maneiristas, barroco e rococó. A produção mais importante é a da escola mineira, cujo florescimento é favorecido pelo ciclo do ouro. Mais original do que a produção litorânea, diretamente vinculada aos modelos europeus o barroco mineiro inovou na estrutura e na forma. Sem romper com a temática religiosa, a escultura de Aleijadinho expressa uma forte alusão popular e emprega materiais brasileiros, como a pedra-sabão.  

Mestres de obra, artífices e artesãos negros, índios e mulatos enriquecem de mitologias naturalistas e símbolos pagãos os meios expressivos importados da Europa.
Manifestando-se menos nas fachadas e muito mais nos interiores cobertos de ouro, o Barroco brasileiro corresponde às primeiras afirmações da nacionalidade e, pelo menos durante algum tempo, exprime tanto os interesses das camadas dominantes quanto a criatividade popular.
A arte  Barroca no Brasil se destaca de diversas formas ,nas quais iremos citar posteriormente:
·        Arquitetura;

·        Literatura;
      ·        Teatro;
·        Música;
·        Poesia;
·        Prosa;
·        Escultura;e
·        Pintura.
                                          
                                             VIDEOS RELACIONADOS À ARTE  
                                                              BARROCA BRASILEIRA 










Nenhum comentário:

Postar um comentário